sábado, 30 de abril de 2011

APROVEITE


Ofertas incríveis para a sua beleza com até 50% off.





PACOTES ESPECIAIS INCLUINDO:

  • 10 sessões de drenagem linfática corporal
  • 10 sessões de drenagem linfática facial
  • 10 sessões de eletroterapia (US) para diminuir gordura localizada e celulite
  • + 7 sessões de massoterapia
PELA METADE DO PREÇO.



Os tratamentos são realizados pela Fisioterapeuta Thairine Lopes, que faz uso dos melhores equipamentos e produtos do mercado.
Para o seu conforto, o atendimento é home care e individualizado.


Confira o antes e o depois:






quarta-feira, 27 de abril de 2011

WiiReabilitação


WiiReabilitação - Diversão rima com reabilitação.

A realidade virtual hoje assume um papel decisivo quando o tema é a reabilitação de pessoas.



O vídeo-game Nintendo Wi® tem sido apontado por seu diferencial em funções terapêuticas. De olho nesta nova tecnologia à serviço da saúde, diversos hospitais e centros de reabilitação em todo o mundo estão utilizando o Nintendo Wii® como ferramenta da Fisioterapia, para ajudar os pacientes a se recuperarem das sequelas de lesões como o AVC, o trauma raquimedular e outros tipos de lesões neurológicas. O Wii exige que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia. Os pacientes jogam neste sistema durante a sua sessão de reabilitação, sob supervisão de um profissional fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.

A tecnologia do Nintendo Wii Fit é tão precisa que pode ser comparada a aparelhos projetados especialmente para a fisioterapia. A tábua do Wii é composta por sensores que movimentam o avatar, bonequinho do video game, a qualquer leve pressão.





Pacientes da clínica de fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo usam a plataforma do Nintendo Wii como auxílio no tratamento de problemas ortopédicos e neurológicos.

A chamada Wii Reabilitação é também utilizada por profissionais de Saúde nos EUA, Europa e Chile, como no Hospital Herrin, St. Mary's Medical Center em S. Francisco, Hospital Herrin, de Illinois, Hines Veterans Affairs, de Chicago, Centro Médico Walter Reed Army, em Washington, Hospital Del Trabajador Santiago entre outros. No Reino Unido, a Nintendo Wii Fit Plus® tornou-se o primeiro jogo eletrónico a ganhar apoio oficial do Sistema Nacional de Saúde e nos EUA ganhou apoio em 2010 da associação Americana de Cardiologia. No Brasil, um dos precursores deste sistema, Fernando Vanderlinde - é pesquisador e atua na criação de jogos para a saúde, tem lecionado cursos e implantado este sistema em clínicas de fisioterapia, com respostas 
eficientes em diversos tratamentos, que envolvem necessidades de reabilitação.





O uso do vídeo game Nintendo WII para reabilitação de patologias na fisioterapia, trata-se de jogos que requerem movimentos sensíveis e precisos. O esforço para executar bem as jogadas provoca impactos positivos no organismo.

Benefícios:

- fortalecimento e alongamento muscular;

- maior facilidade para realizar os movimentos;

- melhora da concentração e do equilíbrio;

- condicionamento cardiorrespiratório;

- recreação;

- melhora da coordenação motora;

- maior adesão ao tratamento principalmente por crianças e idosos.



Indicações:

- patologias ortopédicas e neurológicas;

- distúrbios posturais;

- distúrbios vestibulares;

- distúrbios de equilíbrio e coordenação;

- descondicionamento físico.


Os movimentos repetitivos costumam desanimar, mas quando o vídeogame é usado como ferramenta para reabilitação, os pacientes recuperam força, equilíbrio se divertindo. É uma forma lúdica de terapia que não deve substituir inteiramente a terapia convencional, mas serve como mais uma ferramenta da reabilitação, facilitando a adaptação e recuperação do paciente.








Dra. Thairine Lopes

terça-feira, 26 de abril de 2011

Drenagem Linfática

Drenagem linfática? Tire suas dúvidas.

Ela é o truque para driblar a retenção de líquido e a celulite. 


Qual o objetivo dessa massagem? Esse tipo de manipulação ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor – ou seja, filtra o excesso de líquido e toxinas que ficou retido nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório, como se fosse um “saneamento básico” do nosso corpo. Na prática, com esse processo funcionando a todo o vapor,
é possível diminuir o inchaço, melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele, reduzindo celulite, gordura localizada e até acne, rugas e flacidez.


Quem pode fazer? A drenagem vai trazer benefícios principalmente às mulheres que se queixam de retenção líquida, cansaço nas pernas e até dor no bumbum e nas coxas, área onde a celulite costuma aparecer. Também funciona para quem se sente muito inchada na TPM (algumas vezes, a balança indica até 4 quilos a mais nos dias que antecedem a menstruação!) e para as gestantes. Mas, de uma forma geral, todo mundo pode fazer, com exceção de mulheres que sofrem de doenças infecciosas e câncer.


Por que a drenagem é indicada depois de algumas plásticas? Em qualquer cirurgia, por causa do trauma, há um processo inflamatório que gera um excesso de líquido fora dos vasos e das células, causando edema (inchaço). Daí, a recomendação da drenagem depois da lipoaspiração e do implante de próteses de mama, entre outros procedimentos, sempre após a liberação médica. O profi ssional que faz a massagem deve ter especialização nessa área, pois é necessário um cuidado maior com a pele, a cicatriz e até com a prótese para não haver deslocamento.


Costuma doer? A metodologia estudada e consolidada da drenagem linfática segue três princípios: pressão moderada, ritmo e direção (sempre das extremidades do corpo para o centro dele). Não costuma doer – a menos que você tenha muitos nódulos de celulite – nem deixa o corpo roxo. Pelo contrário: os deslizamentos sobre a pele são suaves e superficiais, pois a intenção é conduzir a linfa até pontos estratégicos localizados nas virilhas, axilas e atrás dos joelhos – canais onde as toxinas serão filtradas e enviadas ao sistema circulatório. Quando a massagem é muito vigorosa pode até haver o rompimento dos vasos linfáticos e, assim, invalidar a proposta da técnica.


Posso combinar a drenagem com outro tipo de massagem, como a turbinada ou modeladora? Não é o mais recomendado, apesar de muitas clínicas oferecerem esse tipo de serviço. Isso porque as duas técnicas têm objetivos diferentes e uma pode atrapalhar o resultado da outra. Na modeladora ou turbinada, é necessário atingir a camada de gordura, mais profunda, e ativar a circulação, o que é feito por meio de movimentos fortes. Já a drenagem requer suavidade. Para usufruir do benefício das duas, o melhor, então, é fazê-las em dias diferentes.


Como sei que o tratamento está dando resultado? Essa percepção varia muito para cada pessoa. Mas a drenagem bem feita aumenta a vontade de fazer xixi logo após a sessão e ao longo do dia. Algumas mulheres contam que o intestino passa a funcionar melhor. Você também pode avaliar o resultado a longo prazo, observando se as pernas ficam menos inchadas no final do dia, se vasinhos e microvarizes diminuem e se as roupas estão mais folgadas, principalmente na TPM.


Quantas sessões devo fazer? Drenagem é como alimentação saudável: tem que adotar para o resto da vida, pois o efeito termina quando você suspende o tratamento. Mas, como custa caro e nem sempre dá para fazer massagem para sempre, vale comprar um pacote de dois ou três meses (oito ou 12 sessões, uma vez por semana). Nesse intervalo de tempo, é possível medir o resultado e decidir se você quer continuar a investir na técnica. Nos casos mais específicos, como após uma cirurgia, o número de
sessões é pré-programado e varia de acordo com a evolução da paciente.


Como escolher um bom profissional? Hoje em dia, a oferta desse tipo de massagem é muito grande – todo mundo diz que sabe fazer e diversos tipos de estabelecimentos (clínicas, salões, academias) oferecem o serviço. Por isso, precisamos ficar atentas na escolha do local e do profissional não só para garantir a nossa segurança mas também o resultado. O ideal é procurar um especialista habilitado, de preferência um fisioterapeuta ou esteticista que tenha diploma reconhecido pelo MEC (pergunte a formação dele!). Assim, você tem certeza de que ele estudou anatomia e fisiologia e sabe realizar os movimentos corretamente. Também fique de olho na limpeza do local e na higiene dos materiais usados: maca, lençóis e toalhas limpinhos demonstram o cuidado que o profissional tem com você.

Dra Thairine Lopes

Fonte Boa Forma

terça-feira, 19 de abril de 2011

Combate a retenção de líquidos

8 truques para desinchar

Dicas práticas e eficazes que vão ajudar você a combater a retenção de líquidos


Que mulher nunca se sentiu inchada e acima do peso, mesmo sem exagerar no prato ou faltar à malhação? Na maioria das vezes, o motivo desse mal-estar é a famosa retenção de líquidos. A boa notícia é que com alguns truques simples e eficazes, você pode, enfim, combater esse incômodo!

1. Beba chá amarelo
Um estudo japonês revelou que o chá amarelo é riquíssimo em ácido gálico – três vezes mais que o verde e oito que o branco. “Esse componente protege o fígado dos efeitos nocivos das toxinas, geralmente presentes na poluição e até em alguns alimentos”, explica Ana Luísa Faller, nutricionista funcional da Soul Nutrition Consultoria em Nutrição, do Rio de Janeiro. Além disso, o ácido gálico estimula a produção de enzimas hepáticas, que mantêm as substâncias inimigas longe. Com isso, combate a retenção de líquidos e facilita a perda de peso.

2. Tire o saleiro da mesa
Manter o saleiro longe da mesa na hora das refeições ajuda você a não abusar do sódio, que é uma das causas da retenção de líquidos. Para que a comida não fique sem graça, substitua o sal por limão e ervas como orégano, manjericão e hortelã.

3. Aposte no chá de hibisco
O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Além disso, não é amargo: tem sabor parecido com o da framboesa!

4. Mexa-se durante o dia
Se você passa muito tempo sentada, levante-se a cada hora e dê uma volta – vale abastecer a garrafinha de água durante o passeio. Na cadeira, suba e desça os calcanhares mantendo a ponta dos pés no chão e gire os tornozelos.

5. Invista na ginástica
Os exercícios físicos também são ótimos aliados na luta contra o inchaço. A malhação estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas.

6. Que tal uma autodrenagem? Todo mundo já sabe que a drenagem é uma ótima arma para combater a retenção de líquidos, certo? Mas, se você não pode investir nesse método por enquanto, que tal apostar na autodrenagem? Confira o passo a passo: 1. Sentada, deslize algumas vezes as mãos umedecidas em creme do tornozelo até o joelho. 2. Em pé, repita várias vezes o mesmo movimento do joelho até a virilha, dando atenção especial à parte interna da coxa. 3. Com um braço estendido à frente, escorregue a mão oposta aberta desde o cotovelo até a axila, passando por toda a circunferência do braço. 4. Deslize as mãos (uma sobre a outra) fazendo círculos pequenos em sentido horário em torno do umbigo. Faça a massagem após o banho.

7. Água: aliada poderosa
Não é à toa que os especialistas recomendam o consumo de, no mínimo, 2 litros de água por dia: na quantidade certa, ela mantém a hidratação, garante seu organismo em pleno funcionamento e combate a retenção de líquidos. Quanto mais água você bebe, maior o volume de sangue. Com isso, as células ficam mais irrigadas e o organismo não retém sódio.

8. Alimentos que desincham Uma alimentação equilibrada é ideal para manter a saúde e a forma em dia. No entanto, existem alguns alimentos específicos que podem ajudar você a afinar e desinchar, acabando com a retenção de líquidos.


Alimentos que limpam, desincham e afinam a cintura

Descubra quais são os alimentos que vão ajudar você a afinar a cintura



Saiba quais são os alimentos mágicos

Cereais, frutas e folhas frescas, suplementos e ervas secas

A nutricionista Lucyanna Kalluf explica que essa turma é importante na recuperação do seu organismo (e das medidas da cintura) depois de um dia de exageros à mesa


Arroz integral

Contém fitoquímicos (orizanol e fitoesteróis) que tem o poder reduzir a absorção da gordura pelo organismo. Também é rico em fibras, que fazem a faxina do intestino.


Farelo de aveia

Tem betaglucanas, substâncias que estimulam o organismo a absorver menos a gordura vinda dos alimentos. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, contribuindo para limpar o intestino, além de prolongar a sensação de saciedade.


Alface

Carrega substâncias (clorofila + flavonoides) que, combinadas, contribuem para diminuir o excesso de líquido, o que faz desinchar.


Couve

Entre vários nutrientes importantes, tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.


Cenoura

A combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Ainda carrega dois minerais, silício e potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.


Abacaxi

A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína (carne, peixe, frango). E suas fibras aumentam a saciedade.


Melancia

Carregada de fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco.


Kiwi

Rico em clorofila (e por isso que, mesmo madura, a fruta tem cor verde), limpa o organismo. Os minerais que ele carrega (cálcio, magnésio, potássio) diminuem o inchaço e as fibras estimulam o intestino.


Mel

Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. E, como diminui o desejo de doce, no dia da dieta ajuda você a esquecer o pavê de chocolate que sobrou da festa.


Cavalinha e hibisco

Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante, especialmente o hibisco. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.


Camomila e melissa

Contêm substâncias (o flavonoide apigenina, na camomila, e óleos essenciais, na melissa) com efeito relaxante, proporcionando uma boa noite de sono.


Levedo de cerveja

Rico em vitaminas do complexo B e minerais (cálcio, cobre, cromo, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco), diminui a absorção do açúcar. Além disso, facilita a recuperação do fígado, que fica especialmente sobrecarregado nos dias de comilança.

Dra. Thairine Lopes

Fonte: CORPO/ BOA FORMA

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Para reduzir medidas

4 automassagens redutoras

Aprenda com o passo a passo em vídeo a reduzir medidas




Está precisando de uma forcinha para reduzir as medidas? Que tal apostar nas automassagens redutoras? Para colocar esse novo truque em prática, você não precisa fazer grandes investimentos, nem sequer sair de casa. Se você gostou da ideia, dê uma olhada nos vídeos abaixo e comprove os efeitos.


Automassagem para a barriga


Automassagem para o colo, seios e braço


Automassagem no bumbum


Automassagem nas coxas




*CORPO / REVISTA BOA FORMA

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Celulite


ESTÁGIOS DA "CELULITE" - FIBROEDEMA GELÓIDE


A celulite (FIBROEDEMA GELÓIDE) é proveniente do aumento do tecido gorduroso, que comprime os vasos sanguíneos, dificultando a drenagem de líquidos e toxinas. A deficiência na circulação e na drenagem dos líquidos e toxinas irá fazer com que haja alterações na pele. Essas alterações dão à pele o aspecto acolchoado (com furos aparentes), a tão chamada celulite.Muitas mulheres não sabem, mas há vários tipos de celulite.




ESTÁGIO NORMAL - Sem Celulite
Tecido gorduroso é ricamente irrigado;. As células gordurosas são de tamanho e forma normais;. Os vasos sanguíneos são eficientes e apresentam tamanho normal;. Não existe edema no tecido.


ESTÁGIO I
Há o aumento de volume das células do tecido gorduroso;. A circulação ainda está normal, há apenas uma discreta dilatação das veias do tecido gorduroso. Nesse estágio a celulite não é visível a olho nu. A recuperação, nesse caso, é total.

ESTÁGIO II
Células gordurosas se tornam mais volumosas, inclusive as da camada mais profunda. O tecido apresenta certo grau de fibrose, há a alteração circulatória devido ao aumento do volume das células. O sangue e a linfa são represados, o que dificulta a eliminação de toxinas . Quando a pele é apalpada, observam-se irregularidades na pele (pequenos "furos"). Não há presença de dor.


ESTÁGIO III
As células continuam aumentando de volume;. Há o desordenamento das células do tecido e aparecimento de nódulos profundos. Aparecimento de fibrose (endurecimento do tecido de sustentação da pele). A circulação se torna cada vez mais comprometida, com aparecimento de microvarizes e pequenos vasos. Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas.


ESTÁGIO IV
O Inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna endurecido;. A circulação de retorno se torna comprometida. A celulite é dura e a pele fica lustrosa, cheia de depressões e com aspecto acolchoado, as pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço torna-se presente.


LOCAIS DE APARECIMENTO DA CELULITE
-Região glútea;
-Região lateral da coxa;
-Faces internas e posterior da coxa;
-Abdômen;
-Parte posterior e lateral dos braços;
-Face interna dos joelhos;
-Em pessoas predispostas, pode atingir até mesmo o tornozelo.


FATORES QUE FAVORECEM O APARECIMENTO DA CELULITE
-Predisposição genética familiar;
-Alimentação em excesso, principalmente à noite;
-Pouca ingestão de água, e excesso de sal;
-Vida sedentária;
-Má alimentação;
-Fumo;
-Dificuldade de circulação e eliminação das toxinas do organismo;
-Alterações hormonais, entre outros.







fonte: http://www.sitemedico.com.br/

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Flacidez


O que é a Flacidez ?

Com o passar do tempo, as fibras colágenas e elásticas têm sua produção diminuída e começa a ocorrer um processo de desestruturação das mesmas. Vários fatores contribuem para acelerar este processo: fumo, sedentarismo, gravidez, distúrbios hormonais, obesidade, emagrecimento importante em curto espaço de tempo, entre outros que levam aos diversos graus de flacidez.
Diante disso, quanto mais precocemente for iniciado o tratamento, melhor.




Como a flacidez se desenvolve ?

A flacidez corporal pode ser dividida em 2 tipos: a muscular, que é profunda, e a dérmica que é superficial. Podem ocorrer isoladamente ou associadas.
A flacidez muscular tem como principal causa o sedentarismo, falta de exercício físico e alimentação inadequada. A redução da massa muscular é provocada por dietas desequilibradas,levando à flacidez. Quando a pessoa volta a ganhar peso, é o tecido gorduroso que aumenta de volume.
Não há como negar: músculos sutilmente volumosos e bem torneados deixam a mulher mais bonita e sensual. Para isso, é essencial fazer atividades físicas regularmente, e evitar problemas desagradáveis como a flacidez e a celulite, mesmo que você tenha propensão em adquiri-las. Agora, quando estes inconvenientes companheiros já se instalaram, ainda assim, a ginástica (principalmente a musculação) se torna um poderoso aliado.
Não há dúvidas: fazer exercícios com peso, enrijece os músculos e tonifica a pele, melhorando muito os casos de flacidez. Com exceção de alguns casos onde a flacidez é muito acentuada (como na pessoa que emagrece muito e rápido, sem fazer exercícios, ou após uma gravidez em que a mulher engordou demais) se torna necessário recorrer à cirurgia plástica. Se este não é o seu caso, malhe!

Combata estes inimigos, com as dicas abaixo:



- Faça musculação 3x por semana, seguindo o programa montado pelo instrutor da academia onde você treina ou pelo seu treinador pessoal;
- Complete os treinos com exercícios aeróbios (caminhadas, bicicleta, natação, etc.) 3x por semana de 30 a 50 minutos, que ajudarão você a melhorar o seu condicionamento cardiorespiratório, além de ajudar a eliminar as gordurinhas extras;
- Não esqueça dos alongamentos antes e depois das atividades;
- Procure evitar alimentos gordurosos, que inflam as células de gordura e favorecem o estiramento do tecido;
- Não se exponha exageradamente ao sol. Use sempre protetor solar.

Lembre-se: a flacidez só irá te "pegar" se você se descuidar.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Drenagem Linfática e Ultra-som


O que é Ultra-som ?


Este procedimento é uma ótima alternativa para redução da gordura localizada e redução de medidas. O aparelho é aplicado através de movimentos circulares nas áreas solicitadas, agindo fortemente nas células de gordura (adipócitos). Este procedimento também á muito utilizado na recuperação de cirurgia plástica, pois o mesmo atua na redução dos edemas e fibroses, possibilitando uma recuperação mais adequada e rápida.


O que é Drenagem Linfática ?

É o tratamento que facilita o escoamento do líquido linfático ( que fica entre as células e é ricoem gordura) até os gânglios linfáticos, que o drena para circulação e são expelidos através da urina e suor por exemplo. Estes líquidos causam uma sensação de inchaço e incômodo, geralmente nos braços, pernas e pés.
A drenagem é feita manualmente através de movimentos suaves e relaxantes, seguindo sempre uma técnica estabelecida, é muito importante realizar a técnica correta para que a mesma tenha o resultado esperado.


O tratamento deixa alguma marca na pele ou causa algum tipo de dor ?
    O tratamento não deixa nenhuma marca e também é totalmente indolor.

Qual a freqüência com que posso realizar o tratamento e o tempo?
    O procedimento pode ser realizado em até 3x por semana e o tempo da sessão é de 1h, dividida em: 15min de Ultra-som e 45min de Drenagem Linfática.


Quais os benefícios?
Além do benefício estético, ou seja, da redução de medidas que podem variar ao final das 10 sessões de 15cm a 20cm. Este pacote também melhora a circulação sanguínea, equilibrasistema linfático e venoso e realiza uma desintoxicação por meio da eliminação de líquidos.



Como funciona o pacote?
O pacote é composto por 10 sessões e cada sessão leva 1hs, na mesma sessão são aplicados dois procedimentos, ou seja, 
o Ultra-som primeiramente e a Drenagem Linfática posteriormente.



Se começar agora em quanto tempo noto os resultados?

Os resultados são imediatos, normalmente ao final da primeira sessão já se nota a eliminaçãode líquidos com mais frequência e a partir da terceira ou quarta sessão já começamos a notaras reduções de medidas.
Lembrando que quanto maior a freqüência e a continuidade do tratamento melhor o resultado final.

Como vou saber quantos centímetros eu perdi?

Antes de começar o tratamento, é realizado a perimetria, ou seja, na primeira sessão são coletadas todas as medidas das áreas tratadas e ao final da última sessão as mesmas são coletadas novamente. Desta forma é possível fazer um “antes e depois” onde verifico os resultados, além de receber todas estas medidas detalhadamente por e-mail para registro.


Dra Thairine Lopes

Dicas de Postura

Pesquisadores alertam para boa saúde da coluna


Boa postura


Nenhuma postura é tão boa que possa ser
mantida por muito tempo, movimente-se!
Uma boa postura é aquela que apresenta bom estado de equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, de modo a proteger as estruturas de suporte do corpo (ligamentos, etc) contra lesão ou deformidade, que não seja fatigante, que não provoque dor, que seja funcional e esteticamente aceitável.
A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas no dia a dia, tais como o modo carregar pesso, modo de sentar, posições de dormir, vestir roupas, etc. além é claro de boa prática de exercícios posturais e do combate ao excesso de peso.







Veja abaixo algumas dicas posturais


Dicas Posturais

Posição sentada

Procure manter pés apoioados, coxas tocando suavemente maior área possível do assento, a coluna ereta de modo a preservar suas curvas naturais. Se trabalhando com computador posisicione a tela de modo que a borda superior deste fique na altura do olhar para o horinzonte.





Calçando os sapatos
Não curve o corpo para frente, abaixando-o até o chão. Sente-se, traga o pé até o joelho e calce o sapato.











Posição de Pé


Sempre evite na medida do possível curvar a coluna para frente de modo a mantê-la ereta. Uma boa dica quando realizando trabalhos com o de passar roupas por exemplo, é improvisar um apoio e alternar os pés sobre ele sempre que a possição se tornar incômoda.







Carregando peso

Flexione os joelhos, pegue o objeto e posicione-o mais próximo do corpo possível, e com calma, levante-se  transferindo a carga para os músculos das pernas, que mais fortes que os da coluna.





Evite torções do corpo

Evite virar o corpo intensamente. O mais saudável é levantar-se da cadeira ou, se estiver no escritório, girá-la, use o mobiliário a seu favor. no carro sempre use os retrovisores nas manobras.



Posição Deitada

De lado: nessa posição, o travesseiro deve ser mais alto e acompanhar o contorno dos ombros;coloque um travesseiro entre as pernas, evitando que o joelho da perna de cima acabe indo parar no colchão, desalinhando a bacia;






De barriga para cima: nessa posição, escolha um travesseiro baixo. Quem dorme com o abdomem para cima deve apoiar os joelhos sobre uma almofada para não forçar a lombar;







De barriga para baixo: Evite essa posição para não forçar a curvatura lombar, mas caso essa seja a melhor posição coloque um apoio sob o obdomem para protejer a coluna lombar.







Link Centralx


Faça em casa - Drenagem Linfática Facial


A técnica reduz inchaço, detona as olheiras
e devolve viço à pele!


1. Primeiro passo: saboneteira 



Com a ponta dos dedos, dê três apertadinhas no centro da base do pescoço, região chamada também de saboneteira. Essa simples manobra desbloqueia os gânglios linfáticos, por onde as toxinas são eliminadas.


2. Segundo passo: orelhas 




Repita o movimento atrás do lóbulo das orelhas – são três toques lentos e delicados, suficientes para promover uma “abertura” dos gânglios linfáticos e potencializar o efeito da drenagem.


3. Terceiro passo: queixo e pescoço




Partindo do meio do queixo, pressione a ponta dos dedos em direção às laterais e depois deslize pelo pescoço. Faça a manobra três vezes. Depois repita o movimento do lábio superior ao pescoço.


4. Quarto passo: bochechas




Agora suba para a região das bochechas: exercendo uma pressão confortável, use os dedos para fazer movimentos do centro em direção às laterais do rosto, na altura das orelhas. 
Repita a manobra três vezes.


5. Quinto passo: olhos 




Capriche na área dos olhos, que sempre incha. Com o dedo indicador, vá do cantinho interno até o externo, sem apertar muito para não causar incômodos. Faça o mesmo movimento três vezes.


6. Sexto passo: testa 




Finalize a drenagem na testa: com as mãos espalmadas, parta do centro em direção ao lóbulodas orelhas e, em seguida, deslize-as até a base do pescoço. Faça a manobra três vezes e relaxe.


Dica : os movimentos da drenagem devem ser lentos e suaves!!



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fisioterapia: Conceito básico



“A Fisioterapia compreende o diagnóstico e o tratamento da disfunção do movimento e o aprimoramento das capacidades físicas e funcionais: restauração, manutenção e promoção de uma função física ótima, de aptidão e bem-estar ótimos e de uma qualidade de vida ótima no que se relaciona ao movimento e à saúde; e prevenção do início, dos sintomas e da progressão das deficiências, das limitações funcionais e das incapacidades que podem resultar de doenças, distúrbios, afecções ou lesões (traumatismos).”

"Existem 3 coisas na vida de uma pessoa que são fundamentais: Fé, Amigos e Paixões. Na fisioterapia, são essas três coisas fundamentais que se unem em um só propósito, a conquista, a fé de realizar o que perderam, e a conquista de conseguir dar o que eles perderam. Fazemos alianças, dividimos segredos e ganhamos grandes amigos, e sem perder a paixão pela profissão conseguimos na maioria das vezes o nosso objetivos. Fisioterapia com amor."
"As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Notícias, informações, matérias e artigos científicos publicados no Blog são de autoria e responsabilidade das fontes citadas e são reproduzidas exclusivamente para fins informativos. Não devem, assim, ser utilizados com propósitos de tratamento, apenas para consulta.

Não inicie, não modifique nem interrompa seu tratamento sem orientação médica.Procure o seu médico para diagnosticar doenças e receitar remédios e o Fisioterapeuta para seus tratamentos."