terça-feira, 12 de abril de 2011

Dicas de Postura

Pesquisadores alertam para boa saúde da coluna


Boa postura


Nenhuma postura é tão boa que possa ser
mantida por muito tempo, movimente-se!
Uma boa postura é aquela que apresenta bom estado de equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, de modo a proteger as estruturas de suporte do corpo (ligamentos, etc) contra lesão ou deformidade, que não seja fatigante, que não provoque dor, que seja funcional e esteticamente aceitável.
A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas no dia a dia, tais como o modo carregar pesso, modo de sentar, posições de dormir, vestir roupas, etc. além é claro de boa prática de exercícios posturais e do combate ao excesso de peso.







Veja abaixo algumas dicas posturais


Dicas Posturais

Posição sentada

Procure manter pés apoioados, coxas tocando suavemente maior área possível do assento, a coluna ereta de modo a preservar suas curvas naturais. Se trabalhando com computador posisicione a tela de modo que a borda superior deste fique na altura do olhar para o horinzonte.





Calçando os sapatos
Não curve o corpo para frente, abaixando-o até o chão. Sente-se, traga o pé até o joelho e calce o sapato.











Posição de Pé


Sempre evite na medida do possível curvar a coluna para frente de modo a mantê-la ereta. Uma boa dica quando realizando trabalhos com o de passar roupas por exemplo, é improvisar um apoio e alternar os pés sobre ele sempre que a possição se tornar incômoda.







Carregando peso

Flexione os joelhos, pegue o objeto e posicione-o mais próximo do corpo possível, e com calma, levante-se  transferindo a carga para os músculos das pernas, que mais fortes que os da coluna.





Evite torções do corpo

Evite virar o corpo intensamente. O mais saudável é levantar-se da cadeira ou, se estiver no escritório, girá-la, use o mobiliário a seu favor. no carro sempre use os retrovisores nas manobras.



Posição Deitada

De lado: nessa posição, o travesseiro deve ser mais alto e acompanhar o contorno dos ombros;coloque um travesseiro entre as pernas, evitando que o joelho da perna de cima acabe indo parar no colchão, desalinhando a bacia;






De barriga para cima: nessa posição, escolha um travesseiro baixo. Quem dorme com o abdomem para cima deve apoiar os joelhos sobre uma almofada para não forçar a lombar;







De barriga para baixo: Evite essa posição para não forçar a curvatura lombar, mas caso essa seja a melhor posição coloque um apoio sob o obdomem para protejer a coluna lombar.







Link Centralx


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Notícias, informações, matérias e artigos científicos publicados no Blog são de autoria e responsabilidade das fontes citadas e são reproduzidas exclusivamente para fins informativos. Não devem, assim, ser utilizados com propósitos de tratamento, apenas para consulta.

Não inicie, não modifique nem interrompa seu tratamento sem orientação médica.Procure o seu médico para diagnosticar doenças e receitar remédios e o Fisioterapeuta para seus tratamentos."