terça-feira, 26 de abril de 2011

Drenagem Linfática

Drenagem linfática? Tire suas dúvidas.

Ela é o truque para driblar a retenção de líquido e a celulite. 


Qual o objetivo dessa massagem? Esse tipo de manipulação ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor – ou seja, filtra o excesso de líquido e toxinas que ficou retido nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório, como se fosse um “saneamento básico” do nosso corpo. Na prática, com esse processo funcionando a todo o vapor,
é possível diminuir o inchaço, melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele, reduzindo celulite, gordura localizada e até acne, rugas e flacidez.


Quem pode fazer? A drenagem vai trazer benefícios principalmente às mulheres que se queixam de retenção líquida, cansaço nas pernas e até dor no bumbum e nas coxas, área onde a celulite costuma aparecer. Também funciona para quem se sente muito inchada na TPM (algumas vezes, a balança indica até 4 quilos a mais nos dias que antecedem a menstruação!) e para as gestantes. Mas, de uma forma geral, todo mundo pode fazer, com exceção de mulheres que sofrem de doenças infecciosas e câncer.


Por que a drenagem é indicada depois de algumas plásticas? Em qualquer cirurgia, por causa do trauma, há um processo inflamatório que gera um excesso de líquido fora dos vasos e das células, causando edema (inchaço). Daí, a recomendação da drenagem depois da lipoaspiração e do implante de próteses de mama, entre outros procedimentos, sempre após a liberação médica. O profi ssional que faz a massagem deve ter especialização nessa área, pois é necessário um cuidado maior com a pele, a cicatriz e até com a prótese para não haver deslocamento.


Costuma doer? A metodologia estudada e consolidada da drenagem linfática segue três princípios: pressão moderada, ritmo e direção (sempre das extremidades do corpo para o centro dele). Não costuma doer – a menos que você tenha muitos nódulos de celulite – nem deixa o corpo roxo. Pelo contrário: os deslizamentos sobre a pele são suaves e superficiais, pois a intenção é conduzir a linfa até pontos estratégicos localizados nas virilhas, axilas e atrás dos joelhos – canais onde as toxinas serão filtradas e enviadas ao sistema circulatório. Quando a massagem é muito vigorosa pode até haver o rompimento dos vasos linfáticos e, assim, invalidar a proposta da técnica.


Posso combinar a drenagem com outro tipo de massagem, como a turbinada ou modeladora? Não é o mais recomendado, apesar de muitas clínicas oferecerem esse tipo de serviço. Isso porque as duas técnicas têm objetivos diferentes e uma pode atrapalhar o resultado da outra. Na modeladora ou turbinada, é necessário atingir a camada de gordura, mais profunda, e ativar a circulação, o que é feito por meio de movimentos fortes. Já a drenagem requer suavidade. Para usufruir do benefício das duas, o melhor, então, é fazê-las em dias diferentes.


Como sei que o tratamento está dando resultado? Essa percepção varia muito para cada pessoa. Mas a drenagem bem feita aumenta a vontade de fazer xixi logo após a sessão e ao longo do dia. Algumas mulheres contam que o intestino passa a funcionar melhor. Você também pode avaliar o resultado a longo prazo, observando se as pernas ficam menos inchadas no final do dia, se vasinhos e microvarizes diminuem e se as roupas estão mais folgadas, principalmente na TPM.


Quantas sessões devo fazer? Drenagem é como alimentação saudável: tem que adotar para o resto da vida, pois o efeito termina quando você suspende o tratamento. Mas, como custa caro e nem sempre dá para fazer massagem para sempre, vale comprar um pacote de dois ou três meses (oito ou 12 sessões, uma vez por semana). Nesse intervalo de tempo, é possível medir o resultado e decidir se você quer continuar a investir na técnica. Nos casos mais específicos, como após uma cirurgia, o número de
sessões é pré-programado e varia de acordo com a evolução da paciente.


Como escolher um bom profissional? Hoje em dia, a oferta desse tipo de massagem é muito grande – todo mundo diz que sabe fazer e diversos tipos de estabelecimentos (clínicas, salões, academias) oferecem o serviço. Por isso, precisamos ficar atentas na escolha do local e do profissional não só para garantir a nossa segurança mas também o resultado. O ideal é procurar um especialista habilitado, de preferência um fisioterapeuta ou esteticista que tenha diploma reconhecido pelo MEC (pergunte a formação dele!). Assim, você tem certeza de que ele estudou anatomia e fisiologia e sabe realizar os movimentos corretamente. Também fique de olho na limpeza do local e na higiene dos materiais usados: maca, lençóis e toalhas limpinhos demonstram o cuidado que o profissional tem com você.

Dra Thairine Lopes

Fonte Boa Forma

2 comentários:

  1. Marta Fisioterapeuta27 de abril de 2011 às 20:14

    Parabéns o seu blog está muito interessante, continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Justo o que eu procurava sobre drenagem linfática bh. Obrigada!

    ResponderExcluir

"As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Notícias, informações, matérias e artigos científicos publicados no Blog são de autoria e responsabilidade das fontes citadas e são reproduzidas exclusivamente para fins informativos. Não devem, assim, ser utilizados com propósitos de tratamento, apenas para consulta.

Não inicie, não modifique nem interrompa seu tratamento sem orientação médica.Procure o seu médico para diagnosticar doenças e receitar remédios e o Fisioterapeuta para seus tratamentos."