Novidades

Ausculta Torácica e Cardíaca (simulador)


Programa educacional em ausculta torácica e cardíaca, O objetivo desse programa Educacional é oferecer uma ferramenta para estudo, por meio da Internet, de sons cardíacos e pulmonares em situações fisiológicas e patológicas. Dessa maneira, alunos de medicina, enfermagem e fisioterapia, bem como residentes e outros interessados, podem treinar sua ausculta de uma forma confortável e repetir o estudo quantas vezes acharem necessário.


Além de testes Cardíacos em Aspectos Fisiológicos e Aspectos Patológicos, também pode ser realizados testes em 4 Casos Clínicos.


E em Ausculta Pulmonar Ruídos Normais, Ruídos Adventícios e também 4 Clínicos.

Em cardiologia, foi realizada uma avaliação do uso de simuladores de sons cardíacos e verificou-se que médicos residentes tiveram uma melhora de 36% para 62% na proficiência para ausculta cardíaca.
Produção da UNIFESP.

Para realizar o teste clique aqui.


Fazer caretas pode valer mais que uma plástica.

Vejam alguns exercícios que podem ser realizados em casa:








Esticar a testa, arregalar e apertar os olhos, contrair os lábios, armar um sorriso são alguns movimentos do exercício facial, é a maneira mais natural de prolongar sua juventude e uma ótima pedida para fugir dos excessos de toxina botulínica e preenchimentos, essa é a maneira mais fácil de fortalecer os músculos da face. Se você capricha nos exercícios para manter o bumbum firme e a barriga zerada, por que não fazer o mesmo para o seu rosto continuar firme e lisinho com o passar dos anos? A ação do tempo é inevitável, mas você não deve esperar as primeiras ruguinhas se transformarem em sulcos profundos para agir.
Assim como os outros músculos do nosso corpo, os músculos do rosto, pescoço e do colo também precisam ser fortalecidos para continuar firme e com aspecto jovem. Eles fazem parte de um todo e também deve ser trabalhado para corrigir vícios de movimentação, o que acaba suavizando marcas de expressão.
O exercício facial atua como alternativa nos tratamentos para evitar a flacidez e as rugas causadas pelos movimentos involuntários que fazemos no dia-a-dia. Pessoas de todas as idades podem fazer exercício facial. É possível recuperar a musculatura do rosto em qualquer idade, embora a resposta seja menor com o passar dos anos. Quanto mais cedo começar a exercitar, entre os 25 e 30 anos, mais preventivo será o resultado. O rosto vai ficar o melhor possível na idade avançada.
O exercício facial relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura. Quando o rosto está tenso, flácido, a circulação no local diminui. O exercício aumenta o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, que sustenta a pele.
Principalmente nos casos de emagrecimento, ela é de extrema importância, pois durante o processo de emagrecimento o exercício facial vai combater a flacidez, sulcos e rugas que podem aparecer devido a uma perda rápida de massa muscular e gordura subcutânea.
Já durante o envelhecimento essa perda acontece de forma lenta e gradual acompanhada de diminuição de massa óssea. Portanto os exercícios vão compensar essa perda, através da hipertrofia natural da musculatura da face, que ocorre quando os músculos são exercitados corretamente.
Durante uma sessão de ginástica facial o fisioterapeuta pede para o paciente exercitar os músculos da mímica, da mastigação, do pescoço, da coluna cervical e da cintura escapular.
Muitas vezes um queixo duplo pode ser provocado não apenas pelo excesso de peso, mas também por uma postura pobre sobre o corpo, a uma má postura da cabeça e do pescoço, ou há problemas de mastigação ou de respiração.
Através da avaliação física, avaliação da postura do seu paciente, o fisioterapeuta identifica as alterações e trabalha os grupos musculares que precisam de maior atenção, é uma forma de conseguir através dos exercícios o reposicionamento para uma boa postura.
O trabalho do exercício é muscular, mas a pele fica mais oxigenada, mais viçosa. Até o diâmetro dos poros diminui com o tempo.

ALERTA: o exercício facial não elimina o excesso de pele, como nas pálpebras, por exemplo, quanto existe muita flacidez no local. Neste caso, só mesmo cirurgia.

Para quem já fez cirurgia plástica no rosto, o exercício facial é importante para que não ocorra novamente flacidez, ele vai servir como manutenção e prevenção.
Os primeiros resultados são alcançados em apenas um mês, desde que os exercícios sejam praticados diariamente e corretamente. A orientação é necessária para evitar o resultado contrário, causando a formação de linhas de expressão.

Morango é um grande aliado da beleza.


Rica em vitamina C e polifenóis a fruta pode ser utilizada em máscaras caseiras para tratamento facial e capilar.

Quem não gosta de uma torta, geleia ou sorvete de morango? De fato, são guloseimas deliciosas, mas fazem qualquer pessoa ganhar alguns quilinhos. A boa notícia é que esta fruta pode ser também útil em máscaras que proporcionam uma profunda limpeza na pele e nos cabelos, deixando-os mais macios e hidratados.

O que pouca gente sabe é que esta fruta é uma das mais ricas em vitamina C e polifenóis, que são poderosas armas no combate aos radicais livres que envelhecem e destroem nossas células, inclusive a fibra capilar.

Conforme envelhecemos, o sol, a poluição, a fumaça do cigarro e até os alimentos que ingerimos podem produzir uma grande quantidade de radicais livres. Estes radicais atacam nossas células e as fibras do nosso cabelo, causando destruição e envelhecimento precoce. Ao aplicarmos o morango sobre a pele ou sobre os cabelos estamos neutralizando estes terríveis inimigos da nossa beleza e da nossa juventude devido às altas concentrações de vitamina C e polifenóis que os morangos possuem.Na pele, a aplicação do morango terá uma ação desintoxicante profunda. Ele irá limpá-la dos radicais livres, estimular a circulação sanguínea, deixá-la mais clara, mais macia e muito mais viçosa. Os sais minerais e as demais vitaminas irão mantê-la bem hidratada.

O couro cabeludo e a raiz também sofrem muito com todos os poluentes e agentes agressores a que somos expostos diariamente, a ponto de gerar radicais livres, contaminar o sebo que recobre o couro cabeludo e até provocar doenças como a caspa e o envelhecimento da fibra dos cabelos, que contribuem para a perda do brilho e da maciez.

A aplicação do morango nos cabelos e também no couro cabeludo, irá contribuir para devolver aos fios o brilho perdido e proteger o couro e a raiz contra as doenças e a queda. Vale lembrar que todas essas propriedades são derivadas da vitamina C e dos polifenóis. É importante ressaltar que nunca se deve sair ao sol com morango sobre a pele. Algumas frutas podem provocar queimaduras quando combinadas com o sol. Para nossa própria segurança e para evitarmos complicações, o correto é antes retirar completamente, enxaguar bem, aplicar o protetor solar e somente então sair ao sol.

Uma importante dica também é utilizar morangos orgânicos cultivados sem inseticidas e sem fertilizantes químicos. Isso por si só já é uma excelente razão para preferí-los. Vale lembrar que os produtos orgânicos possuem uma maior quantidade de nutrientes, ou seja, as pessoas que puderem consumir esta linha de produtos devem investir nesta alternativa.

Veja abaixo, algumas receitas utilizando o morango a favor da beleza:

Máscara revitalizante e desintoxicante facial:

Ingredientes: 
-3 morangos médios
-1 colher (sopa) de iogurte
-1 colher (sopa) de aveia
-1 colher (sopa) de mel.
Modo de preparo: Bater com auxílio de um mixer três morangos médios, uma colher de sopa de iogurte, uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de mel. Você irá obter uma mistura deliciosamente perfumada e extraordinariamente rica em nutrientes, vitaminas e polifenóis.
Aplicação: Para aplicar limpe primeiramente a pele lavando-a com água e sabão. Em seguida, aplique a máscara em camada generosa. Deixe agir por cerca de 30 minutos e retire apenas com água gelada. Este procedimento pode ser feito uma vez por semana ou até diariamente no caso de se desejar um resultado de choque. Quanto maior o número de aplicações, melhores os resultados. Vale lembrar que, devido ao fato de a vitamina C oxidar-se rapidamente, esta máscara deve ser preparada e aplicada na hora.

Para recuperar o brilho dos cabelos:


Aplicação: Para os cabelos siga a mesma receita acima, adicionando, porém, uma colher de sopa de abacate para a reposição dos lipídios naturais do cabelo. Aplique com os cabelos previamente lavados, deixando agir por 30 minutos enrolado com uma toalha, e em seguida enxague apenas com água. Nos cabelos, uma vez por semana é suficiente.

Dra. Thairine Lopes
"As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Notícias, informações, matérias e artigos científicos publicados no Blog são de autoria e responsabilidade das fontes citadas e são reproduzidas exclusivamente para fins informativos. Não devem, assim, ser utilizados com propósitos de tratamento, apenas para consulta.

Não inicie, não modifique nem interrompa seu tratamento sem orientação médica.Procure o seu médico para diagnosticar doenças e receitar remédios e o Fisioterapeuta para seus tratamentos."